Os observadores, 200 líderes de todos os setores da Nardini, unidade Vista Alegre e unidade Aporé, foram treinados para verificar comportamentos, desvios de conduta, fazer abordagens e orientar colaboradores, a fim de eliminar desvios comportamentais. O objetivo é educar, não punir. "A gente não quer afastar as pessoas, a gente quer trazer esses colaboradores para a segurança, para que esta se torne um valor para a pessoa", conta Luiz Fernando Ferreira de Morais, Supervisor de Manutenção Industrial e Coordenador do Grupo de Trabalho do POC.
Observadores de todos os níveis hierárquicos têm metas a serem cumpridas: Diretores, Gerentes, Supervisores e Gestores - todos devem cumprir determinado número mensal de registros de observações de comportamentos inadequados. "Cada linha de ação tem uma meta vinculada à realidade de trabalho de cada linha de gestão", esclarece Luiz Fernando.
Os registros já haviam começado, hoje os observadores deram início às abordagens. "O objetivo é reduzir, zerar esses comportamentos inseguros, intensificando os atos seguros", explica Anderson Rodrigo Robes, Supervisor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSMA) da Nardini.
Os registros dos comportamentos observados são feitos em um aplicativo que gere as informações, gera gráficos de tendência e hierarquiza a gravidade dos registros, "então a gente vai conseguir mapear todas as informações que precisamos para tomar as ações de maneira eficiente e rápida, a gente vai conseguir filtrar do mais grave ao menos grave e definir ações. É uma ferramenta espetacular", comenta Luiz Fernando.
Confira na próxima edição do News uma matéria sobre o aplicativo, adaptado pelo Setor de T.I. da Nardini, muito elogiado pelos Observadores de Comportamento.