Usina Nardini

Começam hoje abordagens do Programa de Observação Comportamental (POC), na Nardini

Começam hoje abordagens do Programa de Observação Comportamental (POC), na Nardini

Começam hoje abordagens do Programa de Observação Comportamental (POC), na Nardini

Os observadores, 200 líderes de todos os setores da Nardini, unidade Vista Alegre e unidade Aporé, foram treinados para verificar comportamentos, desvios de conduta, fazer abordagens e orientar colaboradores, a fim de eliminar desvios comportamentais. O objetivo é educar, não punir. "A gente não quer afastar as pessoas, a gente quer trazer esses colaboradores para a segurança, para que esta se torne um valor para a pessoa", conta Luiz Fernando Ferreira de Morais, Supervisor de Manutenção Industrial e Coordenador do Grupo de Trabalho do POC.

Observadores de todos os níveis hierárquicos têm metas a serem cumpridas: Diretores, Gerentes, Supervisores e Gestores - todos devem cumprir determinado número mensal de registros de observações de comportamentos inadequados. "Cada linha de ação tem uma meta vinculada à realidade de trabalho de cada linha de gestão", esclarece Luiz Fernando.

Os registros já haviam começado, hoje os observadores deram início às abordagens. "O objetivo é reduzir, zerar esses comportamentos inseguros, intensificando os atos seguros", explica Anderson Rodrigo Robes, Supervisor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSMA) da Nardini.

Os registros dos comportamentos observados são feitos em um aplicativo que gere as informações, gera gráficos de tendência e hierarquiza a gravidade dos registros, "então a gente vai conseguir mapear todas as informações que precisamos para tomar as ações de maneira eficiente e rápida, a gente vai conseguir filtrar do mais grave ao menos grave e definir ações. É uma ferramenta espetacular", comenta Luiz Fernando.

Confira na próxima edição do News uma matéria sobre o aplicativo, adaptado pelo Setor de T.I. da Nardini, muito elogiado pelos Observadores de Comportamento.

Sobre o momento atual

COVID-19