Usina Nardini

Líderes Nardini treinam observação, percepção de riscos e correção de comportamentos inseguros

Líderes Nardini treinam observação, percepção de riscos e correção de comportamentos inseguros

Líderes Nardini treinam observação, percepção de riscos e correção de comportamentos inseguros

Na terça-feira da última semana (17), foi realizado o treinamento POC (Programa
Observação Comportamental para a Liderança) em formato de Seminário Gestão SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), transmitido por Paulo Menegassi, Consultor de Saúde e Segurança no Trabalho da Sarli, empresa de consultoria contratada pela Nardini.

Não se trata de punir os colaboradores. Nesta etapa, o objetivo do Treinamento
é definir as regras e responsabilidades da Liderança para a busca da excelência no
processo de gerenciamento de SSMA; fornecer direção comportamental à Liderança na implementação do processo de Gerenciamento de SSMA; Treinar a Liderança para observar o comportamento das pessoas e aumentar a percepção de risco.

"Com um comportamento adequado, conseguimos eliminar muitos riscos de acidentes e incidentes. A intenção é que todos os líderes transmitam a importância da segurança e que ela seja inserida para todos os colaboradores, como um valor. Além de aumentar a percepção de risco, os líderes também estão aprendendo a abordagem comportamental, a maneira adequada de abordar e induzir a correção dos comportamentos inseguros", ressalta Anderson Rodrigo Robes, Supervisor de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

A excelência em SSMA, além de uma obrigação moral, é uma exigência da sociedade, melhora nossa credibilidade e produtividade e cuida do maior patrimônio da empresa: você, colaborador!

A cultura organizacional influencia o comportamento coletivo, este, por sua vez,
influencia a atitude individual. A Liderança é a primeira influência sobre a organização. As ações dos líderes estabelecem expectativas e criam a cultura. Guiados pela visão de segurança, crenças, princípios, políticas, valores e metas, os colaboradores têm seu comprometimento e condutas de segurança aumentados e alinhados à gerência, através da Liderança Percebida.

Todos os acidentes podem ser evitados. Segurança é um valor fundamental. Todos nós somos empoderados para cuidar da nossa e da segurança do outro. A maior causa de acidentes é consequência de comportamentos e atitudes. A Observação Comportamental motiva os funcionários a aumentar a conscientização sobre segurança.

Sobre o momento atual

COVID-19