Marco Antonio Robert Alves foi, durante muitos anos, Professor na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, pois é formado em Engenharia Elétrica com Pós-doutorado em Física aplicada, e há poucos meses decidiu dedicar-se integralmente a uma atividade que lhe traz muita alegria e amigos por onde passa: a fotografia.
O fotógrafo é totalmente independente e desde 2005 compõe um belo trabalho na Serra da Canastra que deu origem ao livro OPARÁ- Onde Nasce o São Francisco, que explora a natureza em sua mais rústica existência nesta região de Minas Gerais. Deste trabalho também nasceu outro livro, Habitantes, que retrata o modo de vida da população local.
O fotógrafo já realizou exposições no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba no ano de 2014; no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) em Belo Horizonte em 2017, na Galeria FASS e Utópica em São Paulo.
Atualmente, reside com seus pais em uma propriedade rural e teve a ideia de realizar um trabalho relacionado à cana-de açúcar, cultura muito forte em nossa região. Segundo ele, o objetivo é mostrar a mecanização do campo, mas sem deixar de lado as pessoas, que ainda são essenciais. "É um Trabalho autoral sem fins lucrativos. As fotos serão realizadas no período diurno e noturno, dependendo da condições do tempo", disse.
Com a autorização da Diretoria da Nardini, o Fotógrafo já começou a fazer seus primeiros cliques na semana passada na fazenda São Bento, propriedade próxima a Vista Alegre do Alto, que pertence à sua família. Algumas destas imagens nos foram enviadas de forma exclusiva e ilustram a matéria.
Seu trabalho de fotografia pode ser visto nas redes sociais:
Instagram: @marcoantoniorobert
Facebook: Marco Antonio Robert Alves
(As imagens não podem ser reproduzidas sem prévia autorização do Fotógrafo).